Comentários de Internet e a Ilusão da Maioria

Vez ou outra, aparecem com outra roupagem, escondidos atrás de uma palavra chique aqui, outra ali. Porém, nunca perdem a essência odiosa que lhes é característica. Após sua leitura, deixam, na boca, um gosto similar a uma mistura de Dolly com o antigo Baré Tutti-frutti que vendiam num bar próximo da minha antiga casa. Sem contar o talento para nos roubar todo o restinho de fé que tínhamos na humanidade. Resumindo: é um desprazer horrível, dar de cara com eles na internet — ou fora dela.

Eles são os comentários de Internet!

Bandido bom é bandido morto!

— Nó cego.

Lugar de menor infrator é na cadeia!

— Sem Noção.

Nada contra gay mas se chegar perto de mim eu bato!

— Sr. Heterozudo.

Vai pra Cuba!

— Sr. Direitêro.

À deriva nesse mar de bobagens, encontra-se você. Meio atordoado pelos comentários hostis, tão comuns atualmente. Após recobrar a consciência, uma pergunta bastante natural vem à sua mente:

Meu Deus, cara, que que cê tá falando?

E em seguida outra, igualmente natural:

Será que a maioria das pessoas é lelé desse jeito?

A primeira delas permanece um mistério. Nenhum tipo de pesquisa, nem dessas envolvendo macacos e camundongos, foi capaz de respondê-la. No entanto, há uma boa notícia para a segunda questão, cuja resposta seria: não! A explicação pode estar num artigo publicado recentemente no Arxiv e recebeu o nome de Ilusão da Maioria.

A ideia é bastante simples. O efeito da Ilusão da Maioria é causado quando pessoas muito populares (com grande número de amigos) têm opiniões parecidas, criando a ilusão de que representam a visão da maior parte dos integrantes das redes. Veja a imagem abaixo:

Captura de Tela 2015-07-18 às 23.09.59

Temos a estrutura de um grupo de pessoas, no qual apenas três delas compartilham uma determinada opinião. Porém, observe que todas as outras pessoas — de opinião branca — “enxergam” uma maior parte opinião vermelha — nada a ver com o PT, ok? Do ponto de vista branco, quase toda a rede possui opinião vermelha, embora esta seja minoria quando se observa toda a estrutura do grupo.

A Ilusão da Maioria ocorre pela falta de informação global. Nos falta conhecer toda a estrutura da rede — ou toda a internet — para concluirmos se uma dada atitude é maioria ou não.

E assim a matemática, mais uma vez, reacende a chama da esperança em nossos corações. Amém!

referências e recomendações

  1. The Majority Illusion in Social Networks (em inglês)
  2. Como as redes sociais fazem com que você ache que algo raro é comum

Anúncios

3 comentários sobre “Comentários de Internet e a Ilusão da Maioria

  1. Marco disse:

    Belo texto! Junte-se à esse efeito colateral da centralidade o efeito Dunning–Kruger, e temos o desastre que são as seções de comentários no YouTube, facebook, G1 etc.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s