Viver deve ser isso mesmo…

Por muito tempo critiquei a maneira de viver de boa parte das pessoas. Bati o pé, gritei em seus ouvidos e esfreguei a “verdade” em seus rostos. Hoje só consigo sentir pena delas, pena de mim, pena do mundo…

Pena delas, pois ainda acredito que exista um modo mais simples e menos superficial de viver a vida. Acredito também que não somos, nem de longe, esses corpos. Acredito profundamente no poder do pensamento e das ideias. Então, se você é só corpo, se escolheu dar essa prioridade à sua vida, pra mim, você não fez uma boa escolha.

Pena de mim, pois hoje entendo melhor como é viver. Não digo que tive uma revelação e descobri o segredo da vida. Mas digo que, na minha humilde opinião, viver é isso mesmo. A gente faz umas escolhas aqui, outras alí, e ficamos na esperança de ter ido na direção correta. Seguimos meio bêbados, escorando nas paredes e nos outros para continuar caminhando. Fazemos nossas escolhas com o que temos no momento, com o que dá… E acho que no fundo é mais ou menos isso: a gente faz o que pode com o que tem.

Se a sua escolha é abordar pessoas na sala de espera de um consultório psicológico e isso lhe rende algo positivo. Keep going! Se você escolhe beber muito em uma festa e isso te faz feliz, mesmo que seja só alí, localmente. Keep going! Pois viver é isso daí, a gente segue tentando não bater muito a cabeça e dar um pouco de felicidade a essa nossa condição miserável.

É importante notar que não estou entrando no completo relativismo. Não estou dizendo que concordo com todo tipo de postura. Estou tratando apenas das escolhas que envolvem somente a nossa felicidade, a nossa vida. Sabemos muito bem que essas não são todas as escolhas que fazemos. Existe lugar para aquelas que afetam diretamente a vida de pessoas próximas (ou nem tanto) e essas é assunto para um outro post, por agora, adianto que essas exigem mais cuidado e não devem ser tomadas assim, meio, na tentativa e erro. É preciso ter responsabilidade com o outro.

2 comentários sobre “Viver deve ser isso mesmo…

Deixe um comentário

